Ovos e bacon.

Reciprocidade. Mais uma palavra bonita que encontrei no dicionário. No dicionário. É engraçado, soletrar quase todo mundo sabe, até usa, mas sequer percebem o ‘peso’ que ela trás. Existe algo parecido na física, “Ação e reação”. Newton era um poeta, ou só um físico? Ou só mais um louco?
Bem, eu quero jogar um jogo, mas sozinho eu não posso, ou melhor, não prefiro. Eu quero abrir um negócio, mas preciso de um sócio. Eu não quero um sócio que só reparta comigo o lucro, mas sim um que divida comigo também as despesas.
Quando eu era um pouco mais novo, ouvi uma ‘lição’ de um general (não me lembro bem) americano na Guerra. Ele queria incentivar seus comandados a irem à luta, e darem tudo de si, para defenderem seu país. Então, esse general, usou um ‘exemplo’ bastante ‘interessante’, algo que poderiamos chamar de “a Teoria dos ovos e bacon”. Nessa ‘teoria’, ele citava o café da manhã típico de soldados americanos em guerras: ovos e bacon. Então, ele disse o seguinte:
“Senhores, quero um minuto da vossa atenção. Nós estamos indo à uma batalha, e não é uma batalha qualquer. Alguns de nós não voltarão para ver suas esposas, filhos, amigos, familiares, o seu padeiro da esquina, ou o teu time do coração em campo. Soldados, embora outros países estejam do nosso lado nesse confronto, nenhum deles está tão engajado quanto nós, pois essa Guerra é nossa. Senhores, eles são como os ovos de seu café na manhã. O compromisso deles nessa guerra é frágil, e assim que essa guerra vos parecer inviável, eles saíram. Eles são como a galinha que pôs o ovo para vosso café da manhã. Ela só teve de pôr o ovo. Sentiu dor, é claro, mas depois passou. Ela não sofreu nenhum dano a mais que não pudesse suportar. Diferente do bacon. O porco teve de ser sacrificado, teve de perder a própria vida para que você pudesse estar comendo esse bacon neste momento. É isso que quero lhes dizer, que nós, americanos, estamos dispostos a dar nossa vida, tudo que temos para vencer essa batalha. Somos como o porco, que deu a sua vida por um ideal maior. É sobre isso que eu quero que vocês reflitam, meus caros. E que Deus abençoe a América.”

– É isso. Fica a dica.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s